segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Textos Publicados 2017 - 054 (N.º 580 - Ano IV)


Flor de boldo. Foto: Francisco Ferreira,

Medicina Sertaneja

Aguamento

Uma das crendices mais enraizadas de nossa cultura é o aguamento. Diz-se que se uma criança, até os sete anos, ver alguém comendo algo e sentir vontade de comer, se não for satisfeito este desejo, ela água, agôa ou sente. Os sintomas em geral são: a criança se entristece, emagrece, começa a babar, o cabelo perde o viço e a nuca afunda, formando um onze (e uma vez formado o onze – os tendões ficam muito salientes – se não tratar, bate a caçuleta irremediavelmente). Se não for benzida ou não se fizer simpatias para curar o aguamento, a criança pode até morrer. Uma simpatia infalível para curar criança sentida é a seguinte: numa sexta-feira ir à casa de uma pessoa chamada Maria, levando consigo a criança com o incômodo e pedir assim:

− Dona Maria, me dá um tiquinho de comida, pelo amor de Deus!

E dar a criança para comer. Repete-se em mais duas sextas feiras.

Coice de Caldeirão

Na roça era costume comum entre as crianças e mesmo de alguns adultos de, às vezes, exagerarem numa comida de que gostávamos ou de algo de difícil digestão. E, invariavelmente, passávamos mal. Os pais diziam que a gente estava perrengue, de olho quebrado ou que havíamos levado coice do caldeirão. Raramente nos tratavam com drogas de farmácia, para estes males, o comum era tomar o chá da flor do mamão com bicarbonato de sódio. Apanhava-se três ou quatro flores do mamoeiro, lavava-as na água da bica e as cozinhava, ou colocava em infusão em água fervendo, quando o chá estava morno (ao ponto de não queimar a boca) adicionava-se um cabo de garfo de bicarbonato de sódio. Estava pronta a beberagem.
Aquelas crianças niquentas (e todas elas são) que não gostavam de tomar o chá, as seguravam, apertavam o nariz e quando abriam a boca para respirar, viravam-lhe o chá, à força, goela abaixo. Isto era o último recurso antes do piraí.

Gripes e resfriados:


A noite, antes de se deitar, tomar chá quente (muito usado o de folha de laranja ou hortelã), mingau ou queimadinho (açúcar queimada, com leite e canela) com um comprimido antitérmico e se agasalhar bem. Trocar todas as peças de roupas que se fizerem necessárias. No dia seguinte deve-se tomar cuidado para não apanhar friagem, tomar banho e lavar todas as peças de roupas, inclusive as da cama, para lavar a gripe.


Aguamento - Doença dos animais domésticos que lhes tolhe o uso das pernas e que consiste na inflamação do tecido reticular do pé, como consequência de excesso de trabalho ou resfriamento. Bras. Doença que, na crença popular, ataca as crianças impossibilitadas de comer o que mais lhes apetece.

Niquentas - pirracentas, manhosas, cheias de partes,

Piraí - chicote de couro cru.

Uma boa semana cheia de saúde para todos nós.

Publicação em minha coluna FIEL DA BALANÇA no blog OCEANO NOTURNO DE LETRAS – Rio de Janeiro (RJ)

http://oceanonoturnodeletras.blogspot.com.br/2017/09/coluna-fiel-da-balanca.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.